✓ Quando falamos em viver em condomínio, em primeiro lugar precisamos saber o significado da palavra e onde realmente estamos nos envolvendo, lembrando que há direitos, obrigações e regras a serem cumpridas. É importante que todos conheçam a convenção do condomínio e o regimento interno.
A vida em condomínio tem suas vantagens e desvantagens; seus prós e contras. Especialmente para as pessoas que ainda estão se habituando a morar em um local com vários recursos compartilhados, trouxemos algumas dicas que pode ser muito valiosas. É importante lembrar sempre que os moradores tem direitos, obrigações e regras a serem cumpridas. Essas dicas também valem para quem já vive em condomínio há muito tempo. Dê uma olhada:
1. Não jogue coisas pela janela ou sacada
Não é só por uma questão de educação ou limpeza, mas pelo risco de que objetos atirados pela janela ou sacada possam atingir objetos frágeis ou pessoas. Fora o grave risco de machucar algum vizinho.
2. Limpe o que sujar
Quando o assunto é áreas comuns de um condomínio, é necessário higiene. Não se envergonhe pela sujeira que eventualmente fizer porque acidentes acontecem. Apenas volte para limpar ou chame o zelador.
Com relação à churrasqueira ou salão de festas, informe-se para saber se você é ou não o responsável pela limpeza após a utilização. Na dúvida, deixe tudo limpo e organizado, do jeito que você gostaria de encontrar o ambiente.
3. Respeite as vagas da garagem
Se o condomínio diz que cada apartamento tem direito à uma vaga de garagem, não guarde dois carros nela. Também evite utilizá-la para mais que veículos, pois o condomínio não tem a obrigação de zelar por nada além de veículos que estejam cadastrados para usar a garagem. Procure sempre conversar com o síndico para se informar sobre o quê, além de carros, pode ser armazenado na garagem, como isso deve ser feito, e por qual período.
O condomínio possui tamanhos distintos de vagas: para motos, carros grandes ou pequenos. Na ocasião de sorteio de vagas, procure o síndico para garantir que seu carro ocupará uma vaga de tamanho adequado.
4. Silêncio em condomínio é bom
A lei do silêncio vale entre 22:00 e 08:00, mas isso não quer dizer que qualquer tipo de barulho possa ser feito fora deste horário. O Código Civil prevê situações em que o ruído de um morador atrapalhe o trabalho ou o descanso de seus vizinhos durante o dia, inclusive.
Vale sempre o bom-senso. Pois um barulho esporádico, quando necessário, também não costuma gerar reclamações.
5. Bom senso com animais domésticos
Animais de estimação são permitidos e ninguém pode proibí-los em condomínios. Mas tenha cuidado com ele e consideração com os demais condôminos. Nem todos gostam ou se dão bem com animais como você. Além disso, tome cuidado com a higiene do animal e a sujeira que ele possa fazer no seu apartamento. Afinal, ninguém quer conviver com o mau-cheiro que vem do apartamento dos vizinhos.
6. Reformas que alterem o visual do prédio
Varandas gourmet são incríveis e estão super em alta. Mas não saia pintando as paredes da varanda de roxo, se isso afetar o aspecto visual de quem olha o prédio pelo lado de fora. Tais alterações devem passar por aprovação da assembléia do condomínio que, normalmente, já tem as alterações mais comuns previamente aprovadas. Não deixe de consultar essas regras.
7. Mudança
A mudança para um prédio tem que seguir algumas regras. Não comece errando já em sua chegada. Procure saber o que o condomínio diz sobre mudanças, geralmente questões relacionadas a dias e horários nos quais a mudança pode ser feita. Assim, você estará evitando desentendimentos e incômodos com os novos vizinhos.
8. Não altere áreas comuns e de lazer
Talvez, aquilo que você julga ser um luxo para o salão de festas ou área da churrasqueira seja considerado um lixo para os outros moradores. Gosto não se discute, e nem sempre são os mesmos entre os vizinhos. Portanto, evite alterar a decoração de áreas comuns do edifício sem antes consultar os demais interessados e o próprio condomínio. Às vezes, mesmo que os moradores concordem que trocar o acabamento do hall de entrada seja uma boa ideia, o condomínio não é obrigado a arcar com os cuidados e custos exigidos para tal.
9. Todos precisam do elevador
Elevadores possuem instruções de uso. Siga todas elas e não deixe crianças sozinhas nele. Pequenas regras de bom senso, como não segurar a porta do elevador ou utilizá-lo para carga sem liberá-lo entre uma viagem e outra, são essenciais para evitar problemas com os vizinhos. O exemplo é sempre a melhor educação.
10. Repare o que quebrar
Acidentes acontecem. Basta que você assuma a falha e arque com os gastos necessários para o reparo. Isso vale não só para objetos de uso comum do edifício, mas também para os particulares, como outros carros que estejam na garagem. Afinal, você também não gostaria de ficar no prejuízo se alguém danificasse o que é seu.
11. Dê o exemplo em condomínio
Atitudes corretas educam mais que punições. Sirva de exemplo para os outros e, principalmente, para as crianças do condomínio. Gentileza, boas maneiras, transparência e tolerância são boas práticas que tornam a vida em condomínio mais harmoniosa e promove o bem-estar de todos os moradores.
Veja mais informações no Sindiconet.